top of page
Buscar

Casamento por procuração Vs. casamento online - Qual é Melhor?




Uma pergunta que recebo todo dia é "Qual a diferença entre casamento por procuração e casamento online? Qual é melhor?"


Vou responder a essa pergunta de forma breve e objetiva:


De fato sabemos, que ambos os métodos resultam em um casamento legalmente reconhecido, tanto pelo poder público quanto por entidades privadas, mas se distinguem significativamente em seus processos.


Enquanto o casamento por procuração tem que ser feito por um advogado que vai fazer o a organização da papelada necessária de acordo com que é exigido pelas autoridades locais do país onde o casamento vai ser feito, o casamento online pode ser feito somente tendo cada um dos noivos e as duas testemunhas um documento válido. E pode ser concluído em até 3 dias, enquanto o casamento por procuração pode durar meses.


Como isso é possível?


A pandemia acelerou significativamente a adoção de serviços online, inclusive para a celebração de casamentos. Alguns estados americanos, especialmente aqueles com uma inclinação libertária que são contra o controle excessivo do estado e contra a burocracia , optaram por simplificar o processo de casamento, tornando-o acessível online. Essa inovação não apenas agiliza o procedimento, mas também o torna mais inclusivo e adaptável às necessidades contemporâneas.


Eles perceberam que existem outros meios de fazer a verificação necessária do histórico individual atravéz do código de barras do passaporte. É possível casar até mesmo com outros documentos, mas a verificação demora alguns dias a mais.


Por esses estados serem pertencentes ao território dos Estados Unidos, que é assinante do tratado de Haia, o casamento é reconhecido internacionalmente depois que for devidamente apostilado.


Conclusão:


Não precisa ser um gênio para ver que casar online é muito mais rápido, barato e desburocratizado.

Para fins de imigração também casar online é mais vantajoso pois não consta na certidão que o casamento foi feito online enquanto o casamento por procuração consta que o casamento foi celebrado por procuradores e consta também o nome dos procuradores, o que pode levantar questionamentos das autoridades universitárias.

Cabe a cada um escolher o caminho mais simples ou o mais complicado, mais barato ou mais caro, mais rápido ou esperar meses para casar.


Casamento Online: A Escolha Inteligente em um Mundo Moderno



17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page